Untitled

SOBRE ESCOLA MODELO DE LÍNGUA JAPONESA DE BRASÍLIA

Nossas origens e filosofia

Sobre a Construção

A história do ensino da língua japonesa no Distrito Federal se confunde com a própria criação de Brasília. Em 1965, cinco anos depois da inauguração da nova capital, foram criadas escolas em Taguatinga e no Núcleo Bandeirante. Entretanto, as várias barreiras existentes naquela época prejudicaram, por um bom tempo, a expansão do ensino de língua japonesa no Distrito Federal. Em 03 de agosto de 1992, como fruto de esforços de quase 3 décadas foi fundada a Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília (ブラジリア日本語モデル校).

Tal feito foi possível graças ao incentivo da JICA (Japan International Cooperation Agency), cuja ajuda foi muito valiosa desde o início das construções em janeiro de 1991, somada ao auxílio de todos aqueles que estavam diretamente ligados ao projeto.

Difusão da Cultura

O objetivo da Escola, desde a sua fundação, é oferecer aos estudantes de japonês da capital do País um ensino que os possibilite alcançar os níveis mais avançados de proficiência no idioma, sem deixar de lado a importância da cultura no aprendizado. Pensando nisso, a Escola cede seu espaço para a realização de várias atrações culturais organizadas pela Associação, dentre elas o curso de Ikebana (生け花), caligrafia japonesa (書道) e as Mostras Culturais (文化祭), realizadas anualmente.

Além desses eventos culturais, também são realizadas anualmente nas instalações da Escola o Exame de Proficiência em Língua Japonesa (日本語能力試験), organizado pela Fundação Japão. Outros eventos como o Concurso de Oratória em Língua Japonesa do DF, em parceria não só com a Fundação Japão, mas também com a FEANBRA (Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste) e a Área de Japones da UnB, e a Caravana de Karaokê (igualmente realizado pela Fundação Japão).

Comemoração dos 25 anos de Fundação

Em 2017 foi celebrado o aniversário de 25 anos da Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília. Como parte das comemorações, foi realizada uma cerimônia da qual participaram os alunos, os professores, ilustres convidados de órgãos como a Embaixada do Japão no Brasil, a JICA, FEANBRA e membros do Conselho de Administração da Escola.

Para deixar registrado um momento tão especial da história da Escola, foi publicado também uma Coletânea Comemorativa de Redações (25周年記念・作文集).